5 pequenos-almoços saudáveis e nutritivos para começar bem o dia

Pequenos-almoços saudáveis

Como a própria palavra indica, “café da manhã” é o primeiro que comemos ou bebemos, depois de um jejum.

Durante a noite, enquanto descansamos, nosso corpo cumpre várias funções de reparação, oxigenação, cura e eliminação de toxinas, muitas das quais realiza-se o fígado. E devemos respeitar essas horas de jejum, que devem ser 10 ou, idealmente, 12.

Por exemplo, se o jantar às 8 da noite, você pode tomar café da manhã às 8 da manhã.

Atenção plena

Bebe antes de comer

E o que é o que deve tomar , tendo em conta que o seu corpo tem estado a 12 horas sem receber alimento e bebida? Não pode ser algo pesado nem deve esquecer que, antes de mais nada, o teu corpo precisa rehidratarse.

Pode ser um copo de água de qualidade à temperatura ambiente ou moderada, sozinha, com um terço de água do mar ou com um pouco de suco de aloe vera; pode ser água de coco ou você pode adicionar limão ou erva de trigo; também pode ser uma infusão, caldo de legumes ou diretamente um suco verde ou verde batido.

Tenta “mastigar” a bebida e tomá-la pouco a pouco para que seu estômago não se enche de repente e, em seguida, os sucos gástricos não possam fazer corretamente a sua função quando você começar a comer. Em nenhum caso, é aconselhável tomar uma bebida fria da manhã.

Nutrir-se de manhã,

Tomada alimentos vivos, energéticos e nutritivos

O ideal é que tenha vegetais de folhas verdes, legumes ou germinados; gorduras saudáveis de sementes, frutos secos, abacate ou óleo de qualidade; e cereais integrais.

Você pode comer de muitas maneiras, seja fazendo queijos e iogurtes, veganos, com os frutos secos ou outra gordura saudável, com um porridge (papas) ou mingau de aveia cozidos e molho de nozes e coco ralado, um smoothie verde tirada em uma tigela com sementes e frutas por cima, uma bebida de banana com granola vegan cru…

Não há necessidade de que cada dia tenha todos esses alimentos em seu café da manhã, se os comes ao longo da jornada. Tenha em conta o seu bioindividualidad. O que de um pequeno-almoço tem que estar de acordo com as suas necessidades, que dependem de seu estado de saúde, atividade física, trabalho que realiza, o que cenaste, onde vive, a sua genética, metabolismo, constituição…

Alimentação saudável

Não é aconselhável tomar um café e como adoçantes só o é a própria fruta ou fruta seca, como tâmaras, passas ou damascos. Se você tem que adoçar o café da manhã, melhor com estévia biológica.

Prepara o café da manhã com alimentos integrais, praticamente cru e o mais semelhantes possível, como se encontram na natureza. Se você gosta de pão, que seja de cereais integrais sem glúten ou com farinhas antigas como a espelta ou o kamut, com fermento mãe (ou sem fermento se você sofre de candidíase), e que não contenham açúcar.

Tenha cuidado com as combinações. Cereais e legumes não casam muito com a fruta fresca ou seca como as tâmaras. Frutas frescas e secas se dão bem com legumes de folha verde, sementes, frutos secos, abacate e germinados.

Um smoothie verde não lhe acrescentes cereal, nem no banco, nem como topping, e não adicione cenoura ou beterraba (você pode fazer os sucos verdes para os que se extraiu da fibra).

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