A Associação Cultural Beneficente Monsenhor Amilcar Marques (ACBMAM), responsável pela administração da antiga Igrejinha de Santana no Rio Vermelho, vai realizar uma distribuição de livros para a comunidade na sexta-feira, 25 de agosto, às 18h. A iniciativa acontecerá no Largo de Santana, no Rio Vermelho, como parte das celebrações do aniversário do escritor Jorge Amado, nascido em 10 de agosto de 1912.
A distribuição dos livros, incluindo algumas obras do próprio escritor baiano, é resultado de doações feitas pelos membros associados da ACBMAM. A diretoria da associação contou com o apoio da Biblioteca Juracy Magalhães, também localizada no Rio Vermelho, que doou alguns exemplares de seu acervo, por intermédio da diretora Elzimar Cerqueira Nascimento Oliveira.
O presidente da ACBMAM, Antonio Nery Filho, destaca que essa ação é uma oportunidade para incentivar a leitura e também para divulgar o trabalho da associação. A ACBMAM possui um projeto voltado para a transformação da antiga igrejinha em um espaço dedicado à arte, cultura e educação em saúde, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento turístico da cidade.
Antonio Nery Filho afirmou: “Acreditamos no potencial desse espaço, tão querido pelos baianos e muito significativo para a cultura. Uma nova função para esse monumento histórico vai dar vida nova à antiga igrejinha de Santana.”
A Igrejinha de Santana, fundada em 1913, foi desativada devido a problemas na estrutura física. A associação busca sensibilizar a comunidade para apoiar a restauração física e revitalização desse patrimônio, contando com o apoio da Paróquia de Santana e da Arquidiocese de Salvador.
Acompanhem a gente no youtube: https://www.youtube.com/@celebspe/videos