Além do Dia 14: Frevo Também Celebrado em 9 de Fevereiro, Marcando sua Estreia nos Jornais
O Dia Nacional do Frevo: Celebração Dupla e Significativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Nesta quarta-feira (14), o Brasil celebra o Dia Nacional do Frevo, um dos Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade reconhecidos pela Unesco em 2012. Mas o frevo não é homenageado apenas em setembro; também em 9 de fevereiro, data que marca sua estreia nas páginas de jornais, quando o termo “frevo” foi mencionado pela primeira vez no “Jornal Pequeno” de Recife.
O historiador Luiz Vinícius esclareceu que essa descoberta foi feita há mais de 30 anos por Evandro Rabelo. Essa data também representa o momento em que o frevo recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007, cem anos após o primeiro registro da palavra “frevo”.
Além de celebrar a música e a dança, o frevo exerce um impacto profundo na cultura e economia locais, moldando o modo de vida e influenciando a vida cotidiana das pessoas. O legado de Osvaldo Almeida, um fervoroso defensor do frevo e importante cronista do século XX, também é homenageado neste dia, pois sua contribuição para a preservação e promoção do frevo é inestimável.
Crédito Foto: Prefeitura de Olinda