Presidente Lula Passará por Cirurgia no Quadril com Anestesia Geral; Vice Alckmin Não Assumirá Formalmente
Brasília, Distrito Federal – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está programado para passar por uma cirurgia no quadril direito que requer anestesia geral, tornando-o inconsciente por algumas horas na próxima sexta-feira. No entanto, ao contrário do que poderia sugerir tal procedimento, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) não assumirá formalmente o cargo de presidente.
Embora a possibilidade de Alckmin assumir temporariamente tenha sido discutida no Palácio do Planalto, a decisão final foi de que tal medida não seria necessária. Segundo os assessores de Lula, caso surja uma situação que exija uma ação imediata, o vice-presidente estará automaticamente apto a tomar decisões.
Essa abordagem assemelha-se a um cenário em que o presidente, por exemplo, fosse acometido por um mal-estar súbito que o deixasse inconsciente.
O papel do vice-presidente está delineado no artigo 79 da Constituição, que estabelece que ele “Substituirá o presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga.” Portanto, embora não haja uma formalização da sua ascensão ao cargo, Alckmin estaria preparado para assumir as responsabilidades presidenciais em casos de necessidade, assegurando a continuidade da governança.
Foto: Evastisto Sá