Pleito Eleitoral do Santa Cruz Adiado devido à Omissão do Presidente do Conselho Deliberativo
O Santa Cruz Futebol Clube anunciou oficialmente na noite desta quarta-feira(04) que a tão esperada eleição para o triênio 2024-26 não poderá ocorrer na data prevista de 4 de novembro. Em uma nota oficial, o clube acusou o presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, de omissão, alegando que ele não assinou o documento a tempo, impedindo assim o pleito na data planejada.
A eleição original estava marcada para 3 de dezembro, mas devido à renúncia do presidente Antônio Luiz Neto, o clube se viu pressionado a antecipar o processo eleitoral. As datas de 12, 19 ou 26 de novembro agora são consideradas como alternativas.
A antecipação da eleição tinha sido acordada verbalmente entre os poderes Executivo, representado pelo presidente em exercício, Jairo Rocha, e o Deliberativo, com o apoio da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE).
Entretanto, o presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, foi acusado de não ter assinado o documento de antecipação e de não ter respondido aos contatos feitos pelos representantes do clube. A falta da assinatura de Abreu comprometeu o processo, pois o edital de convocação deve ser publicado com 30 dias de antecedência, conforme estipulado pelo estatuto do clube.
A nota oficial do Santa Cruz também enfatizou a necessidade de formalização e homologação do pleito pela FPF-PE para evitar futuros questionamentos legais. O clube destacou que a eleição é um ato formal e solene que não pode ser antecipado apenas com um acordo verbal entre os presidentes dos poderes. O texto concluiu mencionando que as eleições permanecerão marcadas para 3 de dezembro, a menos que o presidente do Conselho Deliberativo concorde formalmente com a antecipação do pleito. Agora, as únicas opções viáveis são as datas de 12, 19 ou 26 de novembro, de acordo com as diretrizes estatutárias do clube, que exigem que as eleições ocorram em um domingo.
Fotos: Rafael Vieira