Movimento Armorial 50 Anos: Uma Celebração Artística no Recife
O Recife se prepara para receber uma celebração única da riqueza cultural de Pernambuco com a exposição “Movimento Armorial 50 Anos”. A mostra, que será inaugurada nesta quarta-feira (18), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), é uma homenagem ao ilustre escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), patrono da cultura pernambucana.
Com a curadoria meticulosa de Denise Mattar, a exposição apresenta uma impressionante coleção de 140 obras de renomados artistas como Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna e do próprio Ariano Suassuna. As peças, provenientes de acervos particulares de colecionadores e instituições públicas, como o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) e a Oficina Brennand, oferecem uma visão multifacetada do Movimento Armorial.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar diversas formas de expressão artística, desde pinturas e esculturas até música, dança, xilogravura, literatura de cordel e cinema. A exposição também oferece uma experiência imersiva com recortes das aulas espetáculos do mestre Ariano, proporcionando um mergulho profundo na essência do Movimento Armorial.
A exposição ocupa não apenas o térreo, mas também as três galerias do piso superior do Museu do Estado. Os destaques incluem uma cronologia ilustrada da vida e obra de Suassuna, apresentada no térreo, e uma impressionante alegoria da Onça Caetana, um ícone dos mitos sertanejos presentes nas obras de Ariano. Além disso, os figurinos criados por Francisco Brennand para o filme “A Compadecida” (1969) e obras exclusivas de Gilvan Samico e Aluísio Braga estão em exibição no piso superior.
A exposição, que é gratuita, estará aberta ao público até 7 de janeiro de 2024. No dia da inauguração, a igreja histórica, Catedral de São Pedro dos Clérigos, abrirá suas portas para uma apresentação especial dos Encontros Petrobras de Música Armorial, com o espetáculo “Concerto para Ariano – 53 anos do Armorial”, protagonizado pelo Quinteto da Paraíba.
Para garantir seu acesso, os interessados devem reservar os ingressos online. A exposição estará aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Não perca essa oportunidade única de mergulhar na riqueza cultural e artística do Movimento Armorial.