Ministro dos Direitos Humanos Avalia Condições no Complexo Prisional do Curado em Pernambuco
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, chega ao Recife como parte da “Caravana dos Direitos Humanos” para analisar as preocupantes condições do Complexo Prisional do Curado. Esta iniciativa visa avaliar questões como superlotação, violações dos direitos humanos e as condições carcerárias em presídios e unidades do sistema socioeducativo em todo o Brasil.
O Complexo Prisional do Curado, que não recebe detentos desde agosto do ano passado, tem sido objeto de grande preocupação. O local é considerado um dos piores do país, apresentando superlotação, favelização, precariedade nas instalações e um alto índice de óbitos de presos, conforme relatórios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O relatório do CNJ, elaborado em agosto do ano passado, destacou a terrível condição do complexo. Algumas áreas eram controladas pelos próprios presidiários, enquanto outros viviam amontoados nos corredores em celas abertas ou sem grades, devido à superlotação. A falta de separação ou classificação adequada entre os detentos era evidente, e alguns presos tinham influência suficiente para viver em barracos com suítes, TVs e estoques de alimentos, enquanto outros enfrentavam condições degradantes.
Durante sua visita, o ministro Silvio Almeida se encontrará com a Força de Cooperação Penitenciária (Focopen), trabalhadores do Sistema Prisional de Pernambuco e representantes do Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, além da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco. A presença do ministro e sua equipe destaca a urgência de abordar as condições inaceitáveis em que muitos detentos vivem, bem como a necessidade de encontrar soluções eficazes para melhorar o sistema prisional do país.
Fotos: Divulgação