A quarta-feira promete ser decisiva para a presença de torcedores mistos no aguardado clássico entre Sport e Santa Cruz, válido pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano. Em uma inovadora estratégia, os clubes atuarão como mandantes em partidas separadas por apenas duas horas. Às 19h, o Sport enfrentará o Retrô na Arena de Pernambuco, seguido pelo Santa Cruz às 21h, recebendo o Flamengo de Arcoverde no Arruda.
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, destaca que esta rodada será crucial para avaliar a viabilidade de uma torcida mista no clássico de sábado, na Arena. Carvalho enfatiza que, se não ocorrerem tumultos ou brigas envolvendo as duas torcidas na quarta-feira, o clássico será um espetáculo para rubro-negros e tricolores. Caso contrário, a FPF manterá a torcida única, como ocorreu no ano anterior.
“Por enquanto, o clássico será com as duas torcidas. Não houve nada até agora. Se houver algum problema, vamos rever isso. A quarta-feira será um teste para a gente saber como vão ser os clássicos. Se a gente vai adotar torcida única, como era, ou se vamos ter torcida mista. Tudo vai depender do comportamento das torcidas”, explica Carvalho.
O presidente esclarece que a estratégia foi discutida com a Polícia Militar do Estado, enquanto a Secretaria de Defesa Social revela um esquema especial de segurança para os jogos da quarta-feira, com policiamento reforçado nos terminais integrados de passageiros, estações do metrô e grandes corredores.
Carvalho reforça a abordagem flexível: “O tratamento dado às torcidas será correspondente ao comportamento delas. Vamos tratar jogo a jogo. Os dois jogos da quarta-feira serão uma espécie de ‘degustação’. Se tiver problema na cidade, é tchau para torcida mista e o clássico será torcida única.” Essa determinação, segundo ele, seria oficializada já na quinta-feira.
Além do aguardado clássico de sábado, a primeira fase do Pernambucano reserva outros embates de destaque, incluindo os clássicos entre Santa Cruz e Náutico, no dia 27, no Arruda, e entre Náutico e Sport, em 24 de fevereiro, nos Aflitos. A torcida aguarda ansiosa para saber se a experiência de torcida mista se consolidará, oferecendo um novo capítulo emocionante ao futebol pernambucano.