Cobertura do Carnaval 2024 Recebe Duras Críticas e Repúdio da FENAJ
A cobertura dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2024 pela Globo gerou uma onda de críticas nas redes sociais, culminando em um pronunciamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) nesta quarta-feira (14/2). A nota emitida pela federação repudiou veementemente a transmissão marcada por apresentadores desinteressados e desinformados, além de uma série de erros que comprometeram a qualidade do evento.
Os internautas lamentaram a falta de informações essenciais transmitidas pela televisão, incluindo o histórico das escolas de samba e os problemas enfrentados ao longo do percurso. Neste ano, a transmissão foi uma parceria entre os setores de entretenimento e esportes, o que não condiz com os padrões jornalísticos, visto que incluiu a participação de influenciadores no lugar de repórteres.
“Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval”, declarou a nota da FENAJ.
A federação também ressaltou a relevância do trabalho dos jornalistas ao fornecer análises e contextos históricos sobre os desfiles, contribuindo para uma compreensão mais profunda da festividade. A FENAJ concluiu seu pronunciamento instando o público a reconhecer o valor do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva, destacando a importância de valorizar o trabalho jornalístico durante o Carnaval.
Fotos: Divulgação