O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação, participa do anúncio de 100 novos câmpus de institutos federais no Palácio do Planalto. Ele é tietado por estudantes e interage com eles, saindo do espaço dos parlamentares para se juntar aos presentes.
Na semana anterior, o deputado foi eleito presidente da Comissão de Educação com 22 votos a favor e 15 votos em branco. Isso aconteceu depois que parte do PT falhou em sua articulação para evitar a indicação do parlamentar pelo PL. Nikolas Ferreira é um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no parlamento.
A Comissão de Educação, composta por 41 membros, verá Nikolas, como presidente, influenciando a agenda com temas valorizados pela ala conservadora, incluindo a defesa do ensino domiciliar (homeschooling) e a oposição ao uso da linguagem neutra de gênero.
Desde o início de seu mandato no Congresso Nacional, o parlamentar não apresentou nenhum projeto de lei relacionado ao tema. Em sua carreira política de três anos, sendo dois como vereador em Belo Horizonte e um como deputado, ele propôs apenas dois projetos próprios e cinco como coautor em Brasília, além de 15 como vereador. No entanto, nenhum deles se concentra na área da educação. Até o momento, Nikolas Ferreira não comentou sobre o assunto quando questionado pela imprensa.