Prefeito do Recife adia decisão sobre vice até as convenções partidárias
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), declarou que tem até as convenções partidárias, que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto, para definir quem será seu vice na chapa para a reeleição. Durante uma reunião na última quinta-feira, evitou confirmar se discutiu o assunto com o presidente Lula, enfatizando que o encontro foi uma oportunidade para discutir assuntos relacionados à cidade, ao estado e ao país.
Campos deixou claro que a condução desse processo está sob sua responsabilidade e que não cederá a pressões externas, incluindo as aspirações de líderes do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. Mesmo com o PT abrindo inscrições para a vice, nomes como o deputado federal Carlos Veras e o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales surgem como possíveis candidatos, indicando que a decisão final deverá ser entre João Campos e Lula.
O prefeito ressaltou sua disposição em ouvir todos os partidos, reconhecendo a legitimidade de cada um e garantindo respeito às diferentes opiniões. Atualmente, além do PSB e dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), Republicanos e Avante também apoiam sua reeleição.
Enquanto gerencia as questões do Recife, João Campos tem participado ativamente das filiações que endossam sua candidatura à reeleição, mesmo mantendo o foco na administração da cidade. As recentes filiações de figuras como o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, e o vereador do Recife Eriberto Rafael, demonstram também uma abertura para as perspectivas políticas futuras, especialmente visando o cenário de 2026.
Na esfera política local, alguns episódios têm chamado a atenção. Em um mesmo dia, a Câmara do Recife aprovou tanto uma moção de repúdio quanto um voto de aplausos ao presidente Lula, refletindo a diversidade de opiniões e posicionamentos presentes no cenário político recifense. Além disso, mudanças partidárias significativas, como as filiações de Marco Aurélio e Marco Aurélio Filho ao PV, estão moldando o panorama político do estado, com o partido buscando consolidar sua presença ao lado de outras legendas importantes como o PT e o PCdoB.
Fotos: Divulgação