A série “Life on Mars” é eleita como a melhor de ficção científica e viagem no tempo pelos críticos. Transmitida originalmente em 2009 pela ABC, a produção, que baseia parte de seu nome e trama nas músicas e histórias do icônico músico britânico David Bowie, foi criada por Matthew Graham, Tony Jordan e Ashley Pharoah. Com um total de 16 episódios divididos em duas temporadas, “Life on Mars” se destaca por seu enredo focado em viagens no tempo, crimes e ficção científica, sendo considerada única em seu gênero.
A série originou histórias derivadas e remakes em outros países, como Rússia e Estados Unidos. Na versão norte-americana, que teve apenas uma temporada de 17 episódios, a trama acompanha a vida de um detetive nova-iorquino que é transportado inexplicavelmente do ano de 2008 para 1973 após um acidente de carro.
Nesse contexto, o detetive se vê em uma situação surreal, sem saber se tudo o que vivencia é real ou fruto de um coma. Logo, ele descobre que ele e seus companheiros são astronautas viajando para Marte em 2035, e sua vida como agente em Nova York foi apenas uma ilusão criada durante a viagem ao planeta vermelho. A segunda viagem no tempo foi resultado de uma falha no sistema, fazendo-o acreditar que estava de volta ao passado.
O elenco da versão original britânica conta com nomes como John Simm, Philip Glenister, Liz White e Dean Andrews, enquanto na versão norte-americana podemos ver Jason O’Mara, Harvey Keitel, Jonathan Murphy, Michael Imperioli e Gretchen Mol.
Apesar de ter conquistado o reconhecimento dos críticos como uma das melhores séries do gênero, “Life on Mars” não é amplamente lembrada pelo público, o que a torna uma verdadeira joia esquecida da televisão.