Curso gratuito capacitará 80 trabalhadores de aplicativos para reduzir sinistros de trânsito com motociclistas
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em colaboração com as empresas 99 e Uber, está promovendo cursos de qualificação gratuitos para profissionais de aplicativos, com o intuito de diminuir o número de sinistros envolvendo motociclistas, que foram as maiores vítimas no trânsito em 2023. O curso visa aprimorar as habilidades de condução dos motoristas em duas rodas e promover comportamentos seguros nas vias.
O programa de capacitação beneficiará 80 trabalhadores e será realizado em duas etapas. No primeiro bloco, os participantes aprenderão sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), identificação de fatores de risco, manejo de condições adversas, segurança dos passageiros e noções básicas de primeiros socorros. Esta fase contará com a colaboração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Já o segundo bloco abordará a direção defensiva com aulas práticas em circuito fechado, focando no conhecimento mecânico das motos, atenção no trânsito, uso adequado de equipamentos de proteção, entre outros temas essenciais para a segurança viária dos motociclistas.
As inscrições para os cursos podem ser realizadas pelos próprios motociclistas através dos aplicativos (99Pop ou Uber) enquanto houver vagas disponíveis. Além das capacitações, durante todo o mês do Maio Amarelo, os aplicativos enviarão mensagens aos passageiros sobre segurança no trânsito.
Desde 2021, aproximadamente 200 motociclistas de aplicativos, como iFood e Rappi, foram treinados pela CTTU, como parte do programa Piloto Seguro, que busca orientar os usuários de motocicletas para reduzir acidentes, especialmente durante o Maio Amarelo. Este programa integra educação, dados, fiscalização e engenharia para promover uma mobilidade mais segura, especialmente para os motociclistas, que são grupos vulneráveis nas estatísticas de acidentes de trânsito.
Fotos: Divulgação