A governadora Raquel Lyra se encontrou com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, em Brasília, visando discutir novas operações financeiras com o governo federal. Durante a reunião, realizada no Ministério da Fazenda, abordaram-se também a ampliação dos investimentos em abastecimento de água e saneamento nos municípios pernambucanos, além da reavaliação da Capacidade de Pagamento do Estado (CAPAG), crucial para operações de crédito.
Raquel Lyra enfatizou a importância de garantir investimentos em água em todo o estado, ressaltando o compromisso de sua gestão desde o início. Em 2023, graças ao Plano de Qualidade dos Gastos, Pernambuco registrou superávit orçamentário e primário, revertendo déficits anteriores e obtendo disponibilidade financeira. Isso permitiu que o estado reconquistasse o selo CAPAG junto ao Tesouro Nacional, com a Secretaria da Fazenda já solicitando sua liberação.
O resultado fiscal de Pernambuco em 2023 se destacou, classificando-se em segundo lugar nacional em economia de despesas de custeio. Enquanto as despesas correntes do estado reduziram 3% de janeiro a outubro, o restante do país registrou um aumento de 10,2% no mesmo período. Esse esforço fiscal foi realizado mesmo com uma queda na receita de mais de R$ 1,5 bilhão em 2023, comparada a 2022.