Barbies Inspiradoras: Brasileiras que Marcaram Presença na Colecionável Linha
Do universo esportivo à ciência, brasileiras notáveis ganharam uma versão de si mesmas na coleção do “Team Barbie” (Time Barbie), um projeto da Mattel intitulado “Mulheres Inspiradoras”. Além da ginasta Rebeca Andrade, outras mulheres marcantes receberam a homenagem da boneca mais famosa do mundo.
Ana Paula Padrão
Em 2010, a jornalista Ana Paula Padrão foi a primeira brasileira a ser “transformada” em Barbie, representando a profissão de âncora de TV. Três exemplares foram fabricados, sendo um leiloado, outro mantido no acervo da Mattel e o terceiro presenteado à própria jornalista.
Maya Gabeira
A surfista brasileira Maya Gabeira, embaixadora da UNESCO pela preservação dos mares, entrou para o projeto “Mulheres Inspiradoras” após conquistar o recorde de maior onda já surfada, registrado pelo Guinness Book. Seu reconhecimento veio em 2020.
Jaqueline Goés
Em 2020, durante o auge da pandemia, a biomédica e pesquisadora Jaqueline Goés foi uma das seis cientistas homenageadas pela Mattel. Coordenadora da equipe que sequenciou o genoma do SARS-CoV-2 apenas 48 horas após o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, sua contribuição para a ciência foi imortalizada em forma de Barbie.
Iza
A cantora Iza realizou um sonho ao ter sua própria Barbie lançada em 2021, no Dia da Consciência Negra. A homenagem foi recebida com grande emoção pela artista, que expressou sua felicidade pela representatividade alcançada.
Maira Gomez
Este ano, a indígena Maira Gomez entrou para a história ao se tornar a primeira representante indígena brasileira a receber uma Barbie inspirada nela. Conhecida por seu engajamento em mostrar a realidade indígena do Brasil, Maira alcançou reconhecimento nacional e internacional, culminando na criação da sua própria boneca.
Por meio dessas homenagens, a Mattel celebra a diversidade e o impacto positivo de mulheres inspiradoras, proporcionando modelos diversos e representativos para as crianças e para o mundo.
Fotos: Divulgação