Tradição em Pernambuco: Transferência do Ponto Facultativo para o Dia de São João
No calendário pernambucano, a chegada do Dia de Corpus Christi, celebrado este ano em 30 de maio, traz consigo uma incerteza recorrente: será feriado no estado? A tradição estabelecida é a transferência do ponto facultativo do Dia de Corpus Christi para o Dia de São João, em junho.
Questionados pelo Diario de Pernambuco, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura do Recife, até esta segunda-feira (27), não deram informações sobre o funcionamento das repartições públicas no dia 30.
Apesar disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Grande Recife (CDL) antecipou-se e declarou que o comércio operará normalmente, seguindo programações e horários habituais. Da mesma forma, os shoppings da região ainda não divulgaram seus planos para o feriado.
Na área metropolitana do Recife, as igrejas celebram a data com missas especiais e procissões, mantendo viva uma tradição que remonta séculos.
O Corpus Christi, instituído pela Igreja Católica em 1264, celebra o sacramento da eucaristia, relembrando a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Comemorado 60 dias após a Páscoa, é uma cerimônia marcante em todo o mundo católico e em algumas igrejas anglicanas.
No Brasil, várias atividades marcam a data, incluindo a confecção de tapetes nas ruas, uma prática herdada dos colonizadores portugueses. Apesar de sua importância para os fiéis católicos, o Corpus Christi não é um feriado nacional no Brasil. Sua observância varia de região para região.
Além de Recife, outras capitais onde o Corpus Christi é ponto facultativo incluem Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Em outras cidades como Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Vitória (ES), e outras, a celebração é marcada no calendário, mas não é considerada feriado.