Mudanças na Gestão Pública Pernambucana à Medida que Eleições se Aproximam
No cenário político pernambucano, a última quinta-feira (6) marcou o ponto final para gestores que almejam concorrer nas eleições municipais deste ano, conforme estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este prazo, estabelecido quatro meses antes do pleito marcado para 6 de outubro, provocou alterações no secretariado estadual.
O agora ex-secretário de Turismo do Estado, Daniel Coelho (PSD), tornou-se o pré-candidato à Prefeitura do Recife com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB). Em sua substituição, assume interinamente a pasta Daniel Leite, que anteriormente ocupava o cargo de secretário-executivo de Gestão e Políticas Públicas.
Outra mudança significativa ocorreu na Secretaria da Mulher, com o afastamento da ex-titular Mariana Melo, que é cogitada para ser a vice na chapa liderada por Daniel Coelho. Juliana Gouveia assume interinamente a pasta, trazendo consigo experiência como executiva de Políticas para Mulheres e com passagem pela gestão de Caruaru durante o mandato de Raquel Lyra como prefeita.
Raquel Lyra, em declaração após participar de uma homenagem aos policiais e bombeiros militares recém-promovidos, enfatizou que as decisões sobre a formação da chapa majoritária serão tomadas em diálogo com os aliados.
Por outro lado, no Recife, Victor Marques (PCdoB), chefe de gabinete da prefeitura, e Marília Dantas (MDB), secretária de Infraestrutura, foram exonerados de seus cargos, cotados para vice na chapa do atual prefeito, João Campos (PSB). Em seus lugares, assumem interinamente Debora Feijó e a secretaria executiva da Infraestrutura, respectivamente.
No âmbito estadual, Joaquim Neto (PSDB), assessor especial da Secretaria da Casa Civil, foi exonerado para concorrer à Prefeitura de Gravatá, no Agreste.
Em Olinda, especulações sobre a possível candidatura da ministra Luciana Santos (PCdoB) foram encerradas, com sua declaração de não disputar o cargo de prefeita. Ainda assim, ela assegurou participação nos debates sobre o pleito na cidade, destacando o apoio a um candidato que favoreça a agenda do ex-presidente Lula.
Com o cenário político se definindo e os prazos se esgotando, os partidos e pré-candidatos intensificam suas movimentações, delineando as estratégias para as eleições municipais que se aproximam.