Dia dos Namorados: Entre Comemorações e Origens
Hoje, no Brasil, celebramos o Dia dos Namorados, uma data repleta de jantares românticos à luz de velas, presentes em formato de coração e, para alguns, uma maratona de comédias românticas regada a vinho. Contudo, o que poucos sabem é que enquanto nós, brasileiros, trocamos declarações de amor nesta quarta-feira, o resto do mundo reserva o dia 14 de fevereiro para as celebrações, conhecido como “Valentine’s Day”.
Mas qual é a origem por trás dessa comemoração tão difundida?
No Brasil, o Dia dos Namorados teve sua origem em 1948, idealizado pelo publicitário João Dória, com o intuito de impulsionar as vendas em um período comercialmente mais fraco, o mês de junho. A escolha do dia 12 precedendo o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, logo ganhou adesão popular e se tornou uma tradição nacional.
Entretanto, a história do “Valentine’s Day” remonta a tempos ainda mais antigos. Uma das teorias mais difundidas aponta para a antiga Roma e o festival de Lupercália, uma festa de fertilidade caracterizada por ritos tumultuados e regada a vinho, que posteriormente foi cristianizada em homenagem a São Valentim pelo Papa Gelásio I no século V.
Mas as origens exatas do Dia dos Namorados ainda são motivo de debate. Jack B. Oruch, professor da Universidade do Kansas, propôs uma teoria que remonta ao poeta Geoffrey Chaucer, argumentando que o relacionamento entre São Valentim e o romantismo foi estabelecido por conveniência literária.
Independentemente de sua origem, o Dia dos Namorados tornou-se uma celebração significativa, muitas vezes associada a um misto de alegria e ansiedade. Helen Fisher, antropóloga da Universidade Rutgers, destaca que a necessidade de amor é um impulso fundamental, presente muito antes das festividades de Lupercália.
Além do aspecto emocional, o Dia dos Namorados tornou-se também um evento comercial de grande relevância. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que os gastos durante o feriado ultrapassem a marca dos bilhões de dólares, abrangendo presentes para parceiros românticos, amigos e até animais de estimação.
Em última análise, seja compartilhando esse dia com um parceiro romântico ou simplesmente apreciando a companhia de um amigo peludo, o Dia dos Namorados nos convida a refletir sobre o amor em suas várias formas e expressões, unindo pessoas ao redor do mundo em um único sentimento de afeto e carinho.