A icônica ilustração que definiu a imagem de “Harry Potter” no primeiro volume da saga escrita pela então desconhecida J.K. Rowling será leiloada na próxima quarta-feira (26) na casa Sotheby’s. Espera-se que o leilão estabeleça um novo recorde para itens ligados ao sucesso mundial.
Em 1997, Thomas Taylor, um jovem ilustrador de 23 anos que trabalhava em uma loja de livros infantis em Cambridge, Reino Unido, foi contratado para criar as ilustrações de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Esse é o primeiro dos sete volumes da saga, traduzida para 80 idiomas e que vendeu 500 milhões de cópias.
Taylor foi uma das primeiras pessoas a ler o manuscrito de Rowling, a pedido de Barry Cunningham, da editora Bloomsbury. “É a primeira visualização ou representação visual de Harry Potter”, destaca Kalika Sands, especialista em livros antigos da Sotheby’s.
Naquela época, tanto a autora quanto o ilustrador eram desconhecidos, e ninguém previa o enorme sucesso que a obra alcançaria. Inicialmente, foram impressos apenas 500 exemplares, a maioria distribuída em bibliotecas. O boca a boca impulsionou o sucesso do livro.
Um desses primeiros exemplares tem a ilustração de Taylor na capa. “É emocionante ver a pintura que marcou o começo da minha carreira décadas depois, e mais brilhante do que nunca! Isso me transporta para a experiência de ler Harry Potter pela primeira vez e ao processo de criação da que é, agora, uma imagem icônica”, disse Taylor em comunicado da Sotheby’s.