Nesta terça-feira (25), André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse como ministro efetivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ocupava anteriormente o cargo de ministro substituto desde 2022. A posse ocorreu após a vacância de uma das cadeiras efetivas destinadas a membros do STF, anteriormente ocupada por Alexandre de Moraes.
A cerimônia de posse foi realizada de forma discreta, sem discursos formais, conforme é costume nas posses de ministros que já estão integrados ao tribunal.
Com a entrada de Mendonça, o TSE agora é composto pela presidente Cármen Lúcia, pelo vice-presidente Nunes Marques, além dos ministros Raul Araújo e Maria Isabel Galotti, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e pelos ministros da advocacia Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares.
O Tribunal Superior Eleitoral é responsável pela organização das eleições no Brasil e é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ e dois advogados indicados pelo presidente da República.