Mais de 10 Mil Profissionais de Segurança Mobilizados para o 1º Turno das Eleições em Pernambuco
Mais de 10 mil profissionais de segurança estarão em ação no próximo domingo (6), durante o 1º turno das eleições de 2024 em Pernambuco. A informação foi confirmada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em coletiva de imprensa na sede da secretaria, localizada em Santo Amaro, no Recife.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a operação será a maior do ano, superando até o período do carnaval, com 37.491 plantões programados. O número representa um aumento de 19,15% em relação às eleições de 2020.
Carvalho destacou a importância do policiamento nas proximidades dos locais de votação e ressaltou que qualquer irregularidade pode acionar as forças de segurança. “Temos policiais distribuídos nas proximidades de todos os pontos de votação. Por questão legal, o policial deve manter certa distância, mas sempre haverá uma presença ostensiva”, explicou.
O eleitor pode contatar a segurança através do telefone 190 ou pela ouvidoria da SDS. Do total de profissionais destacados, 32.476 são policiais militares, 3.193 policiais civis, 1.064 bombeiros militares, além de agentes da Defesa Civil e da Corregedoria.
O monitoramento das ações será coordenado a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) em Recife, Caruaru e Serra Talhada. A Polícia Militar e a Polícia Civil trabalharão em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir a segurança do processo eleitoral.
O secretário Carvalho também detalhou a logística de escolta das urnas eletrônicas, que serão acompanhadas pela Polícia Militar e, em alguns casos, pela PRF. “As urnas sairão da sede do TRE com escolta e serão distribuídas aos presidentes dos locais de votação no sábado”, completou.
Apuração mais rápida
O TRE-PE anunciou que a apuração dos votos em 2024 deverá ser mais ágil. Pela primeira vez, todos os 184 municípios pernambucanos farão a transmissão direta dos votos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, afirmou que espera uma redução de uma hora no tempo de apuração em comparação às eleições passadas.
Lemos também acredita que os ânimos estão menos acirrados em relação a pleitos anteriores, o que pode resultar em um dia de votação mais tranquilo e com menos incidentes.
O TRE-PE alerta os eleitores para que evitem aglomerações no momento da votação e respeitem as regras eleitorais, como a proibição de gritar nomes ou números de candidatos, que pode ser considerado crime eleitoral. É permitido o uso de vestimentas estilizadas, desde que não sejam utilizadas para coagir outros eleitores. Além disso, recomenda-se que crianças não acompanhem os responsáveis ao votar.